segunda-feira, 13 de junho de 2011

Algumas considerações sobre o CIDEB.

(Congresso Internacional de Educação do Estado da Bahia)

          O que tratamos aqui, não são questões referentes ao espaço físico ou condições que a empresa A ou B deixou de fazer ou se foi perfeita quanto aos aspectos de acomodação. Na verdade o que precisamos analisar quanto educadores é o que, quanto aspecto teórico, esse congresso beneficiará em minha prática quanto educador.  
               Diante das falas de alguns autores pode-se perceber que muito mais que renovação teóricas que devemos adaptar-se a cada dia, teremos sim, é resgatar aspectos culturais e éticos que são perdidos com essa revolução tecnológica em ambições neoliberais de consumismo e individualismo do ser. As ações do eu e não do nós acaba por si só destruindo o homem e ao planeta, onde segundo as  próprias palavras de Leonardo Boffi ," um único ser vindo da mesma poeira estrelar". A destruição dos bens materiais, culturais e morais tem focado nas palestras de diversos autores, onde se nós educadores ,não repensarmos a nossa prática quanto ser transformador dessa realidade que impera, não estaremos extinguindo não só a raça humana, mas a própria sobrevivência do planeta.
               Ainda segundo alguns autores, em especial Celso Antunes, a valorização de práticas reais do dia-a-dia em sala de aula, enriquecem o ambiente  escolar e estimulam os seus ouvintes a repensarem suas práticas pedagógicas fundamentadas em autores do século passado. O autor ainda reforça que ,devemos  partir para novas ações, incluir valores morais, éticos e culturais de suas realidades ,criando-se da construção micro para a macro, buscando sua realidade local para depois incluir a global e adaptando-a  sua realidade ,sem perder a essência de sua construção moral, daqueles que te rodeiam e convivem com você diariamente. 
               Portanto, a grande lição que devemos estar atento e sermos multiplicadores em nossos ambientes educacionais será, acima de tudo, de valorizar o ser, independente de sua cor, raça, opção. É através desses novos atores da realidade  que construímos e aprendemos com os mesmos constantemente mudando ou não a nossa realidade local e contribuindo ou não para uma realidade global, mais justa, solidária e consciente de seus atos e ações.  



                 * Julio Cezar Machado Geraldo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário