quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL EM PINDORAMA


Desde o início do século XXI, o Governo Federal, através de ações de programas como INFOCENTRO, programa GESAC , organizações e/ou empresas privadas, vem criando laboratórios e espaços com computadores para mostrarem que a tecnologia e a inclusão digital está, de forma gradativa, sendo colocada nas escolas de forma que a comunidade não fique fora dos parâmetros tecnológicos e de mídia. Até esta escolha, podemos considerar plausível enquanto atitudes, governamentais, de ONGs e empresas privadas. Mas como usar essas ferramentas de forma que ajude o aluno em desenvolvimento no ensino-aprendizagem. Como agir de forma ética, coerente e de valores em uma ferramenta que pode oferecer meios de inclusão mas também de  exclusão social. De que forma pouquíssimas máquinas montadas em uma escola  podem  auxiliar uma comunidade escolar  entre 700 a 1000 alunos.
            Foi pensando nestas e outras questões que o projeto inclusão digital na escola veio como forma de auxiliar o educando e educador a trabalharem essas ferramentas que, se forem usadas de forma coerente, poderão desenvolver um novo meio a instigar a usarem essas novas ferramentas e criarem novas formas de uso desse recurso tecnológico tão real já na maioria das escolas.



Diante da realidade apresentada, o projeto Inclusão Digital na escola mostrou-se um excelente parceiro para resolver problemas do bom uso do computador para a educação. A cada dia da semana (de segunda a quarta-feira) foi dada oportunidade para que alunos nos seus horários opostos do 6º ao 9º ano, de estarem visitando o infocentro. Quando estão no local, são apresentados aos mesmos formas e estratégias de pesquisa para que os alunos possam usar da melhor forma, as ferramentas do computador voltadas para o bom desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Usos como aplicativos, editores de texto, navegação em sites educativos na internet e todos os outros meios que construirão no decorrer do processo,  melhores meios de uso do computador como ferramenta de uma melhor construção do ensino-aprendizagem.



DOS RESULTADOS
       O que se mostra é que os alunos estão com uma maior sensibilidade ao uso das ferramentas quando vem ao infocentro para pesquisas escolares, perguntando por melhores sites para pesquisa, o modo de construção nos editores de texto e maior comunicação nos sites de relacionamento.


Para maiores informações sobre o projeto, entre em contato com  a equipe pedagógica da escola( Escola Professora Raydahlia)  pelo email educarempindorama@hotmail.com ou com o professor Julio Cezar (responsável pelo projeto) no email professorjulioba@hotmail.com.